terça-feira, 14 de setembro de 2010

A RIQUEZA DOS AFECTOS

Os afectos compatíveis podem ser em cada ser compostos em ramalhete, pois  amor, ternura, carinho, meiguice, são no seu todo frutos da mesma semente embora de diferente coloração.
O senão é que podem não florescer em conjunto no mesmo ser, acontecendo que quem não os reconhece quando os recebe é quase certo ser paupérrimo nessa área e, não os possuindo, não os pode redistribuir.
Vem isto a propósito do horror demonstrado por mulher adulta, mãe e avó, (provando assim a inexistência de afectos na sua triste alma) quando lhe confidenciei que, desde sempre tratava as minhas netas por meus bichinhos.
Elas, minhas netas, hoje a entrar na idade adulta, sempre rodeadas de amor, ainda não dispensam esse tratamento, pois além da entoação com que o faço elas sabem bem que são base e topo da pirâmide dos meus afectos e para sempre vão viver na minha alma.
Sabem também do meu amor, respeito e aceitação de todos os seres que a natureza colocou ao nosso redor de forma a prestar um pouco de beleza à vida,
Até diziam que eu falava com os animais porque, obtendo resposta da minha imitação de seus pios ou cantares  tinha o engenho de lhes contar o que me respondiam.
Assim e contrariamente a outros bens, essencialmente materiais, os afectos tem esse dom lindo de enriquecer quem os dá, engordando a alma como diria amiga minha, e satisfazem plenamente quem os recebe desde que os compreenda e, nesta área, só se poderá compreender aquilo que efectivamente se possui ou sente.
Já tinha prometido enviar para a gaveta estes loucos textos que vão chamar de treta mas este ainda terá um pouco de vida virtual.
Desculpem lá qualquer coisinha, mas o louco sou eu.

2 comentários:

Baila sem peso disse...

As sementes dos afectos
são caminhos directos
para o coração!
Se não há quem os entenda
triste é essa alma horrenda
que os não entende não!
Todos diferentes na essência
mas tão iguais na sua evidência
no querer dar afeição!

A conversa com os animais
é um dom que nem todos possuem...
porque compreender não lhe atribuem...
ah, mas se todos soubesssem
o que os bichinhos são capazes!?...
enfim...riquezas de tanto bem
que nem todos serão ases

porventura só os loucos
e já se vêm tão poucos! :)

carinhos bailantes

Parapeito disse...

:)
que bom é receber mimos..daqueles que engordam a alma...Não me importava nada de ter uma alma obesa :)
Mais uma vez nos oferece palavras que nos fazem pensar e que nos tocam pela sensibilidade...
Que negra seria a vida sem os afectos...aqui a MIA que esta ao pé de mim toda regalada no sofá....está a miar que haja sempre mimos :)
brisas mansas...****************